07 outubro 2008

FanMixCon

Cerca de cinco mil pessoas participaram da oitava edição do FanMixCon, na sede do Clube Nipo-Brasileiro



Festa, feira, encontro são poucos para definir o que é de fato o FanMixCon, evento que reúne amantes do universo de personagens de mangás (gibi japonês), animes (animação), filmes e jogos da cultura oriental — e também da ocidental —, numa verdadeira mistura de gostos e atividades. A 8º edição — segunda do ano —, pelo sexto ano consecutivo, chegou a atrair cerca de 5 mil fãs durante sábado e domingo, das 11h às 20h30, no Clube Nipo-Brasileiro, no Jardim Guanabara, em Campinas, mesmo com chuva e frio, de acordo com a organização do evento.

Na entrada do FanMixCon e em todos os recintos do clube era possível encontrar personagens que, tamanha fidelidade de reprodução, pareciam ter saídos diretamente das páginas dos mangás ou das telas. Não há uma idade definida desse público que engloba crianças, adolescentes, jovens e adultos. Rodrigo Fernandes Ferreira, de 17 anos, por exemplo, caprichou tanto na produção que não deve ao “verdadeiro” vilão Coringa, de Batman. O figurino foi elaborado por uma costureira e a maquiagem ele mesmo fez. “Foi difícil encontrar a tinta branca para o rosto. Achei que fosse a mesma de palhaço, mas é a que as gueixas usam”, conta.

O técnico de segurança Dimas Moro Júnior, de 32 anos, estava caracterizado como Altair, do game Assassin’s Creed. As fantasias medievais são as preferidas dele, que freqüenta esse tipo de evento há 13 anos, quando ainda nem havia em Campinas. “Levei um mês para compor esse cosplay. A parte de tecido foi feita por costureira, mas os acessórios de metal eu mesmo elaborei.”

As lolitas, que se caracterizam como doces bonecas — e nada têm a ver com a sensual lolita do livro de Vladimir Nabokov —, também deram o ar da graça. Reunidas, desfilavam impecáveis pelo evento Geni Paiva, de 18 anos, Marília Tiritan, de 15, Letícia Diniz, de 15 e Giovanna Dowe, de 16 anos, que aproveitou para vender uns docinhos de pasta americana.

Nenhum comentário: