20 setembro 2009

10º Feira de Quadrinhos reúne amantes dos desenhos japoneses


Você conhece a Mocona? O Onepiece? O death note? Ou ainda o Naruto? Se não conhece, a 10º Feira de Quadrinhos de Teresina, que aconteceu nos dias 11 a 18 de Setembro no Clube dos Diários reuniu melhor dos desenhos animados japoneses, os mangás e todo um arsenal de animes.

Comemorando uma edição de aniversário, o evento deste ano está trazendo vários destaques, como o lançamento de duas revistas piauienses que já são destaque entre os amantes do estilo. A Balaiada, dos maranhenses Iramir Araújo e Beto Nicácio e a Foices e Facões que versa sobre a Batalha do Jenipapo, de Bernardo Aurélio e Caio Oliveira.

Segundo um dos organizadores do evento, João Luíz, mais conhecido como Pikachu, este ano a feira está trazendo uma vasta programação, que inclui desde estandes com a mais vasta gama de livros que tratam sobre o assunto, exposições de mangás, shows musicais, além de concursos de cosplay (pessoas que se vestem com fantasias, de acordo com seus personagens favoritos), até concursos em que serão escolhidos as melhores produções em cada categoria.

“Vários artistas do Piauí já são reconhecidos no ramo, como o Antônio de Pádua Amaral, que é o produtor da revista Hipocampu, o Thiago Oliveira e o Leno Carvalho”, enumerou João Luíz. As categorias do concurso que será realizado no decorrer da feira de quadrinhos vão premiar o melhor quadrinho, a melhor ilustração, o melhor desenho no estilo mangá, categoria infantil, melhor roteiro, fanzine e melhor cosplay.

Desde cedo muitos adolescentes passam a aderir o estilo OTAKU de ser, que segundo o estudante e adepto ao estilo Otaku Mateus Marley, consiste naquelas pessoas que são amantes da cultura japonesa, dos mangás e que adotam um estilo que adota as roupas pretas, o uso de lápis nos olhos (denotando uma marca forte), o uso de mochilas com vários objetos de cunho pessoal, tipo quadrinhos, bonecos e outros.

Para ele, a aquisição dos mangás e outros desenhos que versão sobre a cultura japonesa ainda é bem difícil, sendo mais comum encontrá-los em feiras especializadas ou mesmo baixando o conteúdo pela internet. Já a estudante de apenas 8 anos, Melissa Reis, também já mostra ter aderido ao estilo, usando caracteres que definem um anime, além de já arriscar fazer os primeiros desenhos.

Nenhum comentário: