17 fevereiro 2009

Dragon Ball' chega aos cinemas em abril e já desperta críticas


Adaptar uma história em quadrinhos (especialmente se for japonesa) ou uma série de videogame não é uma tarefa fácil. São duas vertentes que atormentam os grandes estúdios que se submetem a fazer essa tarefa. A primeira é a legião de fãs exigentes que uma franquia costuma ter e a segunda são as alterações necessárias no roteiro para agradar os olhos da platéia americana, que costuma ser o termômetro para que um filme dê certo ou não. Com Dragon Ball não foi diferente.

A multimilionária franquia japonesa, que tem mais de 500 episódios em série animada e 42 volumes de mangá, já esteve na gaveta da Fox há muito tempo, desde que o desenho tornou-se um sucesso mundial. Por anos, Dragon Ball também figura na lista dos 100 nomes mais procurados no Google, o que dá uma certa responsabilidade na mão de seus realizadores.

Dirigido por James Wong (de Kung Fu-são e Shaolin Soccer), o filme já despertou a ira de fanáticos que detestaram as óbvias alterações feitas na história. Enquanto no anime e mangá, o protagonista Goku é um inocente menino da selva, no longa-metragem ele se tornou um colegial com os hormônios à flor da pele que vive se metendo em encrencas, por não se adaptar ao mundo em que vive.

Mas, no geral, a trama é a mesma: Goku e seus amigos devem procurar as sete esferas do dragão, que unidas podem realizar qualquer pedido, para brecar uma ameaça que pode destruir a raça humana. O que parece realmente afetar a turma que seguiu o anime, na verdade, é o estilo dos personagens, todos diferentes do desenho. A fantasia da versão animada deu espaço a um mundo futurístico, com lutadores high-tech dotados de poderes especiais.

As primeiras críticas dos fãs, quando as imagens e vídeos foram jogadas na internet, deixaram o estúdio de "cabelos em pé". Previsto para estrear em agosto do ano passado, o filme foi adiado e algumas cenas refeitas para agradar os indignados. Tentando desviar um pouco da atenção que o anime desperta, a Fox mudou o nome do filme para Dragonball: Evolution, indicando que ele seria uma "evolução" do desenho animado, em uma espécie de mundo paralelo.

A verdade é que, aos poucos, os críticos foram se rendendo e Dragon Ball já é um dos filmes mais esperados do ano. Até o criador da franquia, Akira Toriyama, pediu que os fãs assistissem à adaptação com "outros olhos".

Resta saber se James Wong terá capacidade suficiente para segurar o filme e torná-lo uma cine série de sucesso, algo que não aconteceu com outras produções de risco, como Speed Racer e Street Fighter.

Nenhum comentário: